Já faz algum tempo que a Meta anunciou a funcionalidade de “Shopping” tanto no Instagram quanto no Facebook e é claro que seu e-commerce não pode ficar de fora destes Shoppings Centers virtuais com milhares de consumidores passeando diariamente pelos corredores.
Mais de 63% das pessoas que participaram de uma pesquisa feita pelo Facebook afirmaram que usam a plataforma para atividades de compras e 38% delas disseram que compram através das lojas.
A criação da loja gera no usuário das plataformas (e seu possível consumidor) maior confiabilidade na empresa. Demonstra uma conduta muito mais profissional, oferecendo maior segurança para o consumidor. Por isso, não basta apenas inserir o link do seu e-commerce na bio, é importante também que você implemente o recurso oferecido pelas plataformas.
Uma das possibilidades mais interessantes quando o assunto são estas lojas virtuais é que as próprias plataformas, de forma orgânica (ou patrocinada) divulgarão a sua loja e os usuários poderão explorar a publicação e ao tocarem na foto, observarão detalhes das descrições como: itens relacionados, preços e outras imagens.
Por exemplo: Denise rola o feed de seu perfil no instagram e se depara com uma publicação sugerida de um e-commerce de acessórios e semi jóias. Se encanta por um escapulário com fotos e decide comprá-lo para presentear a sua mãe. Ao clicar na imagem, automaticamente já aparece o valor do produto. Ela clica para comprar e é encaminhada para a loja virtual, lá observa um brinco que combina e decide presentear com o conjunto.
No momento de efetivamente comprar, Denise é encaminhada para o site do e-commerce, uma vez que a Meta ainda não disponibiliza nenhuma plataforma de pagamento. Pronto, ela finaliza a compra.
É importante perceber que o principal objetivo da ferramenta disponibilizada pela Meta é atrair clientes e impulsionar as compras. O que funciona muito bem!
Para ter uma loja aprovada no Instagram e Facebook é necessário observar os seguintes critérios antes de começar:
Passo 1 – Conecte o seu perfil comercial do Instagram à página do Facebook;
Passo 2 – Crie o seu catálogo de produtos através do Gerenciador de Negócios da Meta;
Passo 3 – Envie o catálogo cadastrado para a revisão da plataforma. Clique em Definições, efetue o cadastro para o Instagram Shopping e em seguida, siga as instruções que são bastante intuitivas. Nesta etapa, o cadastro passará pela aprovação da plataforma e isso pode levar alguns dias;
Passo 4 – Uma vez aprovado, é hora de ativar o catálogo. Clique no perfil de sua marca – Menu – Definições – Negócio – Compras. Então selecione o catálogo de produtos que deseja.
Passo 5 – Com o Instagram Shopping habilitado você deverá inserir as etiquetas com os preços, criar guias específicas para cada coleção e, utilizar sticker de vendas nos stories.
O Instagram Shopping é uma ferramenta extremamente completa e que disponibiliza inúmeros instrumentos para alavancar as suas vendas, tais como: venda nos stories, checkout (ainda em fase de testes e por isso, disponível apenas para alguns perfis norte-americanos), loja na aba “Explorar”, lembretes para lançamentos e novos produtos em estoque e realidade aumentada.
Agora que você já entendeu a importância e os inúmeros recursos que o Instagram Shopping pode te oferecer, é hora de colocar a mão na massa e começar a vender! Caso tenha dúvidas, entre em contato com nosso time de especialistas que podem fazer a criação da sua loja no Instagram e Facebook pra você!
Gostou? Compartilhe!